Portfólio

Considerações sobre as UCs

Tutoria

Eu acredito que a tutoria é uma dos maiores sustentáculos do método PBL. Que nem o nome sugere (aprendizagem baseada em problemas - Problem based learning), nessa UC em específico cada subgrupo lida com situações-problema e levanta objetivos, hipóteses e problemas pertinentes àquele caso para que possamos estudar em casa e discutir a SP na semana subsequente. Acredito que essa é uma boa unidade curricular que ensina os alunos a importância da autossuficiência e perseverança, permitindo que nós sejamos capazes de estudar de forma aprofundada em casa. Isso às vezes me deixa meio desconcertado, mas, querendo ou não, eventualmente todos nós teremos que ir para o "mundo real" e nem tudo são flores "lá", por isso eu acho sim relevante aprendermos desde cedo como estudar sozinhos e criar o raciocíonio clínco.

TBL

Tenho alguns problemas com o a unidade curricular TBL. O team-based learning, ou aprendizado baseado em equipes, em tese é para cultivar o hábito de conseguirmos trabalhar em equipes para que no futuro tenhamos suavidade e destreza quando lidarmos com equipes multiprofissionais ou o que quer que seja. O único problema é que, ao contrário da tutoria, em que não é necessário que você venha estudado para usufruir dela, aqui você precisa. O que não seria um problema, se nós fossêmos ofertados amplo tempo para tal, coisa que eu pessoalmente acredito não estar acontecendo. A forma como eu aprendo funciona de maneira linear e eu tiro maior proveito de aulas que me expliquem diretamente o que eu preciso saber.

Medicina laboratorial e morfofuncional

Outra UC que tenho algumas ressalvas. Minhas opiniões no que tangem medlab e morfo são usualmente mistas, as aulas que são ministradas são de alta qualidade e bem expositivas, o que é ótimo. O único problema é que elas também necessitam de estudo prévio, o que, mais uma vez, requer tempo de sobra, coisa que muitos de nós não temos. De resto, é uma sólida aula.

HMEC

Outra incrível adição do método PBL. A inclusão dessa unidade curricular desde o primeiro semestre é de incalculável importância para a formação de um maravilhoso profissional médico. Sem querer julgar de forma injusta colegas de outros semestres, porém, já pude perceber empiricamente que consultas que estudantes do legado conduzem, muitas vezes são faltosas em inúmeros elementos que aprendemos desde o primeiro semestre. E isso é muito relevante, pois nos ajuda, desde cedo, a transicionar fluidamente às práticas médicas que temos no currículo como também as que teremos pós-graduação.

PMSUS - Extensão

Devo dizer qque as idas às USFs pela matéria de práticas médicas no SUS nunca foi uma predileção minha. Mas eu consigo compreender como, nos primeiros semestres, isso foi programado para os estudantes entenderem de forma introdutória sobre o Programa de Saúde da Família, o sistema público de saúde entre outras coisas. Vejo como algo sim necessário e que, agora, no quinto semestre, está se demonstrando mais e mais pertinente ao curso de medicina em si. Sinto que a partir desse quinto semestre agora, perceberei o escopo total da importância dessa unidade curricular.

PMSUS - Reflexão

Nos primeiros semestres, em práticas médicas no SUS - reflexão da prática, normalmente lidávamos muito com a parte téorica das regulamentações da saúde pública do Brasil, o que, mesmo que eu ache importante e até interessante, acaba sendo ofuscado pelas altas demandas das outras UCs, acredito que se pudesse me dedicar somente à esse assunto, me sentiria muito mais realizado. De qualquer maneira, agora, no quinto semestre, a dinâmica da aula mudou um pouco, ainda é sim mencionado essa parte legislativa da saúde pública mas temos muito mais conteúdo expositivo sobre temas específicos, o que é interessante e relevante, mas espero um dia conseguir me dedicar e entender melhor a parte legal (no sentido jurídico da palavra) da medicina.