Portfólio

Práticas Médicas no SUS 6 - Prática (segunda-feira/manhã)

Primeiro encontro

Nesta segunda-feira tivemos nosso primeiro campo de prática de endrocrinologia clínica. É bastante parecido com clínica médica, contudo, é feito um esforço maior em focar a consulta e a anamnese para o campo da endrocrinologia, logicamente. Algo bem perceptível é o tipo de paciente que comparece a uma consulta dessa especialidade, usualmente diabéticos ou pacientes com algum tipo de tireoidopatia.

Segundo encontro

Segundo encontro de prática de endocrinologia clínica. Atendemos uma paciente diabética hoje que compareceu ao consultório porque buscava acomapanhamento. Percebi como é importante orientar os pacientes sobre coisas que podem aparentar serem "pequenas" ou "triviais". Por exemplo, sobre como você não deve deixar sua insulina na porta da geladeira ou sobre como você deveria incentivar o paciente a fazar a autoaplicação da insulina.

Terceiro encontro

Tivemos uma reposição de endrocrinologia hoje; atendemos uma paciente que possuía uma massa abdominal palpável na região hipogástrica, e isso é um achado muito interessante e ao mrsmo tempo preocupante. Interessante pois, muitas vezes, nos ambulatórios, mesmo com uma gama diversa de pacientes, não encontramos achados como esses e às vezes eles ficam relegados aos livros didáticos.

Quarto encontro

Hoje tivemos nosso último dia de campo de prática de endocrinologia clínica. Atendemos uma paciente que possuía inúmeros nódulos tireoidianos, e já havia feita duas punções previamente. A professora explicou algo interessante, sobre como às vezes, a pessoa que está operando o aparelho de ultrassonografia pode achar que dois nódulos na verdade constam como um, quando analisam a imagem. Contudo, um ultrassonografista com um olhar talvez mais apurado, consiga perceber as sutis diferenças limítrofes entre um nódulo e outro.