Portfólio

Habilidades Médicas e Estações Clínicas 7 - Habilidades Cirúrgicas (quarta-feira/manhã)

Primeiro encontro

Nesse semestre, Habilidades Médicas e Estações Clínicas será dividida em duas unidades distintas, uma será reservada para habilidades cirúrgicas e outra será reservada para Medicina de Emergência, o que eu acho uma ótima ideia, contudo, como falei em PMSUS reflexão da prática em relação à novidade do pós-teste, fico preocupado com a quantidade de assuntos que proporcionarão a nós, bom, nem tanto com o conteúdo em si, mas mais com a quantidade de cobranças que haverão... Enfim, é melhor pensar nisso depois e só tentar focar no que está sendo nos ensinado, eu acho. A aula de hoje foi dividida em duas partes, na primeira parte, o professor falou sobre a história da ciruriga e suas antigas origens, datando até antes de Jesus nascer, centenas de anos na verdade, como também as evidências mais antigas de uma cirurgia feita, craniotomias de milênions de anos atrás, relativamente equiparando-se temporalmente à descoberta da agricultura. Após isso, tivemos um outro professor que nos deu uma aula mais objetiva em relação ao o que ocorre num centro cirúrgico, como normalmente é a infraestrutura de um, como os profissionais envolvidos em uma cirurgia se posicionam ao redor da mesa cirúrgica, como ocorre a instrumentação, entre outros tópicos, gostei bastante para falar a verdade, das duas aulas.

Segundo encontro

Hoje tivemos nosso destacamento de HMEC de habilidades cirúrgicas, o professor dessa vez falou sobre hemostasia e coagulação, além de diferentes instrumentos utilizados durante uma cirurgia, como o trocarte ou o bisturi elétrico. Além disso, nós também aprendemos sobre os tipos diferentes de sutura, como a de segunda intenção, que é uma sutura que é feita após o período de granulação ter se instalado.

Terceiro encontro

A aula de Habilidades Cirúrgicas hoje iniciou com os diferentes tipos de anestesia que podemos fazer em um paciente, e as situações nas quais cada tipo será mais proveitoso para o procedimento, anestesia geral, raquidiana, peridural, bloqueio periférico e anestesia local. Após isso, nós tivemos nossa prática em si desse assunto, mais uma vez eu achei relativamente fácil de compreender, contudo, algo que eu estava pensando, é que são muitos assuntos diferentes para conseguir lembrar de todos, mesmo que muitos deles tenham bastante relação entre si.

Quarto encontro

Hoje nós iniciamos o dia com uma aula prática sobre como identificar e tratar as lesões oriundas de queimaduras, após isso, tivemos uma aula teórica sobre o mesmo assunto. Foi bem legal compreender quais as diferenças entre os diferentes graus, o primeiro, o segundo e o terceiro graus, além dos professores terem desmistificado algumas práticas e ações que o brasileiro médio faz quando lida com queimaduras.

Quinto encontro

Tivemos uma prática bem legal hoje, a de suturas, o professor nos ensinou a fazer duas suturas, a simples e a intradérmica, eu consegui fazer bem a sutura básica, mais ou menos a intradérmica e o nó cirúrgico eu não consegui fazer, por conta do tempo. O que eu mais achei legal é que é uma prática possível de ser feita em casa, é só comprar o kit e treinar até ficar bom. Depois disso, uma aula sobre infecções pós-cirúrgicas foi ministrada, o assunto foi muito bem dado e fácil de entender, o interessante são os limites para essa definição, após 30 dias de cirurgia ou 01 ano de implantação de prótese, já não é mais considerada uma infecção pós-cirúrgica.

Sexto encontro

Começamos com uma aula sobre procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, foi bem interesante entender como funcionam os procedimentos cirúrgicos nos famosos hospitais-dia. Depois disso, tivemos mais uma prática sobre suturas e nós, contudo, nosso grupo em específico focou muito mais nos nós. Demora um pouco para você aprender a fazer o nó de sapateiro e o nó de cirurgião, mas quando você aprende a fazer, fica quase automático.

Sétimo encontro

Hoje treinamos mais uma vez nós e suturas, mas hoje, nosso grupo focou mais nas suturas. Sempre fico feliz quando podemos treinar essas duas coisas, porque é o tipo de assunto que você realmente aprende quanto mais você pratica. Eu definitivamente comprarei um kit de sutura para poder treinar nas férias.

Oitavo encontro

Durante a parte teórica de HMEC - TOCE, o professor explicou sobre como avaliar risco e quais exames devem ser solicitados e quando pedir para um cirurgia, o pré-operatório. Na parte prática, nós treinamos mais suturas.

Nono encontro

Hoje de manhã nós iniciamos o dia com uma prática de suturas com uma breve parte teórica sobre retalhos e enxertos. Após isso, nós tivemos uma aula teórica sobre disturbios hidroelétricos.

Décimo encontro

Quarta-feira de manhã tivemos uma prática um pouco diferente, foi prática de sondas, aprendemos sobre diferentes sondas, como a vesical, a nasogástrica e a nasoentérica. Durante a parte teórica da aula, aprendemos sobre complicações pós-operatórias.

Décimo primeiro encontro

Hoje de manhã iniciamos o dia com uma prática de acesso central e acesso ósseo. Após isso, nós tivemos uma aula sobre hemorragias digestivas altas e baixas e eu gostei bastante dessa aula.