Portfólio

Necessidades e Cuidados em Saúde 7 - Morfofuncional (terca-feira/tarde)

Primeiro encontro

Aparentemente nesse semestre não teremos mais Medicina Laboratorial, contudo não senti muito a falta desse aspecto da grade, já que hoje tivemos nossa primeira aula de Morfofuncional do semestre, e ela foi inaugurada por uma aula que, sinceramente, parecia uma aula de MedLab, o que eu não acho ruim. A professora explicou sobre os eventos moleculares e um pouco das imagens que são patentes de um Acidente Vascular Cerebral, certamente é bem complexo, algo que eu notei é que as células sofrem não só apoptose como também necrose, o que significa para mim que esses dois processos de morte devem ter diferenças entre si. Após isso, o professor deu uma aula mais aprofundada sobre os exames de imagem que são feitos em um paciente apresentando um AVC, como lê-los e nos apresentou quatro casos, onde teríamos que identificar qual exame de imagem casava com o caso apresentando, e o por quê dele casar com o caso. No geral, eu acho que foi uma boa aula.

Segundo encontro

Hoje, no primeiro momento da aula, a professora explicou sobre os eventos celulares que levam a uma crise epiléptica ou convulsiva, a forma pela qual acontece é muito similar à como acontece as alterações apresentadas em um AVC, algo que ela já havia explicado na semana passada, então essa parte da aula foi mais rápida. No segundo momento, o professor explicou sobre os medicamentos que são utilizados para tratar epilepsia, como anticonvulsivantes e barbitúricos. Definitivamente são vários remédios, contudo, como o professor falou, o ideal é que tentemos manter o paciente utilizando somente um medicamento, preferencialmente uma vez ao dia.

Quarto encontro

A aula de hoje foi sobre os sinais semiológicos e fisiopatologia que podemos encontrar em um paciente que possui algum tipo de patologia desmielinizante. Além disso, foi explicado algumas diferenças anatômicas e a distinção dos sinais e sintomas entre afecções de neurônio motor superior e neurônio motor inferior. Eu consegui compreender bem esse assunto com a explicação dos dois professores. Eu acho que essa aula é uma das melhores que temos no semestre, até então.

Quinto encontro

A aula iniciou com uma visão mais química das demências, a fisiopatologia delas. Eu consegui entender bastante, mesmo sendo algo relativamente muito minucioso e um pouco complexo. Eu acho bem legal essa parte molecular dos assunto. Na minha opinião, as coisas fazem mais sentido e é explicitado uma razão concreta para a ocorrência de uma doença. Essa aula foi seguida de uma outra que focava mais no aspecto diagnóstico clínico e sintomatológico da coisa.

Sexto encontro

A aula de hoje foi sobre os diferentes distúrbios motores, vimos muitas ataxias. O que os professores explicaram foi bem denso, bem denso mesmo, mas dá para compreender bem, percebi bastante a necessidade de base para entender esse assunto, é fundamental, especialmente para entender as estruturas envolvidas, como o cerebelo, a substância negra etc.

Sétimo encontro

Tivemos uma revisão para a prova de NCS e uma aula de farmacologia.

Oitavo encontro

Ocorreu um encontro para comentar sobre a prova.

Nono encontro

Tivemos aula de Med Lab hoje, e o assunto foi sobre artrite reumatoide, Osteoartrite ou artrose, artrite infecciosa e gota. Os mecanismos fisiopatológicos pelos quais a artrite reumatoide acontece parecem um pouco complicados, mas acredito que conseguirei entender, especialmente por conta do tempo vago devido ao feriado.

Décimo encontro

Hoje a tarde a aula de med lab e morfo foi um estudo dirigido sobre artrite reumatoide.

Décimo primeiro encontro

Hoje a tarde a aula foi sobre lúpus eritematoso sistêmico, é um assunto bastante denso, com uma vasta gama de manifestações clínicas, é uma doença multissistêmica afinal de contas.

Décimo segundo encontro

Hoje à tarde tivemos uma aula sobre as glomerulopatias. O professor explicou muito bem e nos mostrou de forma bem minuciosa e compreensível as diferenças histológicas entre cada uma.

Décimo terceiro encontro

O professor explicou hoje sobre doença renal crônica, assim como as consequências metabólicas sistêmicas que derivam da DRC. É bastante coisa.