Portfólio

Práticas Médicas no SUS 7 - Prática (quarta-feira/tarde)

Primeiro encontro

Voltamos à CIS nesta tarde de terça-feira, devo dizer quanto mais eu estagio em locais diferentes, mais eu percebo que a CIS exibe um nível de qualidade da infraestrutura maior que outros locais. Certamente está longe de estar entre os mais altos ranques de ambulatórios mas é definitivamente decente. Hoje nosso estágio foi de clínica médica mais uma vez, minha colega ficou encarregada de conduzir a anamnese e eu o exame físico, algo que não fazia a meses, o nosso paciente era bem simpático mas também bastante ansioso, talvez até um pouco hipocondríaco, pelo menos na minha opinião. Inicialmente, ele compareceu à consulta somente porque queria algumas requisições para exames laboratoriais, de imagem etc e encaminhamentos para outras especialidades médicas, contudo, à medida que íamos o questionando, ele relatava mais coisas. Basicamente, ele tem uma dor dorsal crônica desde a adolescência, torcicolo recente e uma obesidade grau I que ele está resolvendo. Quando fui fazer o exame físico, estava nervoso já que estou um pouco enferrujado, pessoalmente, eu acho que fiz um trabalho OK dado o tempo que fiquei sem praticar nada, poderia ter sido pior, mas poderia ter sido bem melhor também.

Segundo encontro

Hoje tivemos nosso segundo encontro na CIS, e eu atendi sozinho hoje, o que não acontecia há muito tempo, a paciente que atendi falou bastante, o que acabou prolongando o tempo da consulta, o que acontece, mas me faz pensar em como eu, e todo mundo na verdade que está fazendo parte desse processo, preciso tentar diminuir o tempo da consulta.

Quarto encontro

Tivemos estágio na CIS mais uma vez essa semana, dessa vez vieram somente dois paciente, e terminamos um pouco mais cedo. O paciente que eu atendi foi muito cooperativo e sabia responder todas as minhas perguntas, foi uma das melhores consultas que eu já fiz. O paciente tinha suspeita de impotência sexual, então pedimos para ele os exames laboratoriais de PSA total e PSA livre.

Quinto encontro

Hoje atendemos dois pacientes somente, o meu atendimento eu sinto que fiz um ótimo trabalho, eu fiz uma anamnese muito completa e ainda em um tempo razoável, uma hora e vinte minutos. Mais uma vez, o paciente compareceu à consulta para somente mostrar exames, contudo, perguntando mais a fundo sobre diferentes queixas, nós descobrimos outras coisas que precisavam de análise, mostrando, mais uma vez, a importância de questionar mais sobre o que o paciente está, ou não, sentindo.

Sexto encontro

Nenhum paciente comparecu à consulta hoje, portanto não fizemos atendimento algum.

Sétimo encontro

Atendemos uma paciente hoje que trouxe inúmeros exames para a consulta, mas eu acho que nós conseguimos atender muito bem, independente da quantidade de exames, e conseguimos também resolver, ou pelo menos, começar a resolver, vários problemas que ela tinha.