Portfólio

Habilidades Médicas e Estações Clínicas 7 - Medicina de Emergência (quinta-feira/manhã)

Primeiro encontro

Tivemos o segundo destacamento de Habilidades Médicas e Estações Clínicas hoje de manhã, foi dividido em dois momentos. Primeiro, a professora deu a introdução desse destacamento em HMEC e nos mostrou o calendário do semestre inteiro, tem muitos e muitos assuntos e práticas a serem feitas, parece bastante mas acho que com o tempo conseguiremos contemplar tudo. Antes de tudo isso na verdade, a professora fez uma dinâmica de espécie de meditação em sala. Após esse primeiro momento, tivemos o segundo momento, em que tivemos assunto mesmo, o assunto desse dia foi sobre vias aéreas, os instrumentos e procedimentos utilizados para mantê-las pérvias, entre outras coisas. Muitas minúcias, o que me deixa meio nervoso, mas sinto que com as práticas nós entenderemos melhor.

Segundo encontro

Hoje iniciamos o dia com uma aula sobre parada cardiorrespiratória e os procedimentos que devemos fazer. Existem vários acrônimos diferentes que aplicam-se a situações variadas, mas um dos principais e que eu me lembro é o ABCDE, que consiste em Airways, Breathing, Circulation, Disability e Environment. Depois desse primeiro momento, tivemos nossa primeira prática do ano, que tinha a ver com a aula que tivemos semana passada sobre suporte de vias aéreas. Eu achava que não ia me lembrar muito dos conceitos e nomes dos materiais utilizados, ou sequer saber como fazer uma intubação orotraqueal por exemplo, contudo, na hora, eu rememorei de várias coisas e tivemos bastante apoio dos professores e dos monitores, consegui entender muito bem, e espero que as outras práticas também sigam assim.

Terceiro encontro

Hoje iniciamos a aula de Medicina de Emergência com uma aula sobre Suporte Avançado de Vida, e foi bem interessante notar como o Suporte Básico de Vida se integra com o SAV. Após isso, tivemos nossa aula prática em si do Suporte Básico de Vida. Eu estava achando que seria muito difícil lembrar das inúmeras siglas que devem ser levadas em consideração, como CABD, MOVE ou ABCDE, além de pensar se eu sequer conseguiria aplicar os passos do RCP corretamente, contudo eu consegui.

Quarto encontro

Hoje foi um pouco diferente, não tivemos aula teórica antes da prática, a manhã inteira foi prática, toda sobre parada cardiorrespiratória e o suporte avançado de vida. Rodamos por cinco professores diferentes, em cinco situações diferentes. Eu estava um pouco nervoso para esse dia, mas eu havia prestado atenção na aula sobre SAV e eu estudei bastante no dia anterior, então eu me sai muito bem na minha opinião. Consegui me lembrar de todos os passos corretos e todos nós trabalhamos muito bem em equipe.

Quinto encontro

Tivemos prática de SAV mais uma vez hoje, o que, sinceramente, eu acho bom, pois nossa prova será sobre o Suporte Avançado de Vida, se não me engano, então precisamos de todo o treinamento que nos for oferecido. Após isso, tivemos uma aula teórica sobre interpretação de Eletrocardiograma, achei bem legal, porém, é um pouco complicado, especialmente quando os traçados são irregulares.

Sexto encontro

Hoje tivemos prática de bradi e taquiarritmias num contexto de urgência, foi muito similar às práticas de Suporte Avançado de Vida que nós tivemos, e usamos muitas siglas e mnemônicos iguais. O bom de praticar as bradi e taquiarritmias é que você acaba revisando muitas coisas do SAV, já que existe bastante interseção, como eu disse.

Sétimo encontro

Hoje nossa prática misturou arritmias com ritmos de parada cardiorrespiratória, como eu já falei, praticar sempre é bom, mas eu fico preocupado com o quão rápido as coisas estão indo, em relação à quantidade de assuntos que estão dando para nós. Eu fico imaginando o quão factível é compreender de maneira integral todos os assuntos. Eu espero que tudo dê certo.

Oitavo encontro

Hoje de manhã iniciamos o dia com uma aula teórica sobre dor torácica. E depois tivemos outra aula teórica sobre interpretação de exames de imagem, principalmente raio x. Gostei bastante da aula, gostaria de ter mais aulas do tipo, para podermos treinar para o futuro.

Nono encontro

Hoje de manhã iniciamos o dia com uma aula sobre síndromes respiratórias, eu acabei chegando atrasado e não entendi muito bem o assunto completo. Depois, tivemos uma prática sobre ultrassonografia point-of-care e eu entendi muito bem, foi uma incrível prática. Após, tivemos mais uma aula teórica, sobre gasometria dessa vez. É bom ter um contato inicial com essas coisas antes de entrar no internato.

Décimo encontro

Ausência.

Décimo primeiro encontro

Hoje durante a manhã iniciamos com uma aula sobre doença pulmonar obstrutiva crônica, depois, tivemos uma aula sobre asma. Depois dessa parte teórica, fomos para a parte prática do dia, onde treinamos o manejo da DPOC e da asma, eu me voluntariei para ser líder na prática de asma e foi um caso bastante difícil, eu acho que fui bem medíocre, preciso praticar mais.

Décimo segundo encontro

Hoje foi um dia mais excepcional, já que tivemos uma aula no sábado de manhã para simular como será a nossa prova. Os assuntos abordados foram Suporte Avançado de Vida no contexto de uma parada cardiorrespiratória, taquiarritmias e bradiarritmias. É um conteúdo bastante denso, mas eu me preparei muito e acho que fiz um ótimo trabalho no dia, assim como todo mundo na verdade! Estou me sentindo menos nervoso em relação à prova.